Skip to main content

Texto: L. Pinheiro

Fotos: A. Sousa, F. Oliveira Dias, J. Loureiro, M. Barroso e L. Pinheiro

Clique aqui para ver as Classificações obtidas nas provas deste evento.

O Porsche Club Portugal realizou, nos passados dias 18 a 20 de Março, o seu primeiro evento formal de 2011, denominado Porsche por Terras dos Templários.

Com este tema, a base de operações não podia deixar de ser a cidade de Tomar, concretamenteo Hotel dos Templários, cujas características de conforto, espaço e localização o tornam particularmente adequado para este tipo de iniciativas.

A maioria dos participantes tinham chegado de véspera, para a Assmbleia Geral do Club, realizada no dia 18 ao final da tarde, neste mesmo Hotel. Foi, assim, com maior facilidade que todos se lançaram, cedo no Sábado de manhã, no primeiro percurso de estrada, ao longo do qual, para "abrir as hostilidades" se realizaram desde logo duas provas de regularidade.

Este passeio levou-nos até a Escola Prática de Engenharia, em Tancos, onde tivémos opotunidade de visitar o seu interessante museu, acompanhados pelo seu responsável, o Capitão Jerónimo Santos. Ainda nas instalações da Escola Prática, teve lugar a terceira prova do encontro: uma prova de perícia, simples mas bem conseguida e com bom nível competitivo.

Para terminar a manhã em beleza, nada melhor de que uma visita ao espectacular Castelo de Almourol, onde acedemos através de uma ponte flutuante especialmente instalada para o efeito pela Escola Prática de Engenharia!

Depois de uma manhã bem preenchida, foi com rapidez e apetite que o grupo se dirigiu para o Restaurante Almourol, para o merecido almoço.

De tarde, tempo para repousar e recuperar energias para o acontecimento do final da tarde e noite: a representação da peça "O nome da Rosa", no Convento de Cristo em Tomar, pelo Grupo de Teatro "Fatias de Cá". Esta encenação, distribuida por multiplos locais do Convento, em que a assistência acompanha os actores para as diferentes cenas, e durante a qual é servido o jantar, proporcionou aos participantes uma experiência teatral muito interessante e completamente diferente do habitual, e foi sem dúvida um ponto alto deste encontro.

Para contrastar com um Sábado particularmente movimentado, o Domingo organizou-se de forma mais tranquila. De manhã, tempo para dormir até um pouco mais tarde, e para passear pelo centro histórico de Tomar, enquanto se respondia às perguntas da prova de cultura.

Depois, um curto passeio até Ferreira do Zêzere, onde nos aguardava o barco São Cristóvão, para um cruzeiro pela barragem, durante o qual foi servido o almoço e se realizou a habitual cerimónia de entrega de troféus e que encerrou da melhor maneira o fim de semana.

Os nossos agradecimentos à Escola Prática de Engenharia, na pessoa do Coronel Firme Gaspar, e ao Grupo de Teatro Fatias de Cá, na pessoa do Sr. Nascimento Costa, e os parabéns ao José Rafael Jesuíta por mais esta iniciativa.