Skip to main content

GT3 Cup Challenge Brasil: um novo campeonato para carros esporte nas pistas brasileiras

Pilotar um Porsche em um campeonato realizado no Brasil, com toda a assistência necessária. O sonho de muitos pilotos passará a ser realidade com a estréia do GT3 Cup Challenge Brasil, que acontecerá no dia 16 de abril no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo.

O GT3 Cup Challenge Brasil é uma categoria monomarca na qual todos os participantes correm com Porsche 911 GT3 Cup. Esses carros são idênticos aos que disputam o Porsche Supercup (campeonato que realiza todas suas corridas como preliminares dos Grandes Prêmios de Fórmula 1 disputados na Europa e Estados Unidos) e os Porsche Cup nacionais (existentes na Europa, Ásia e Oceania).

O Porsche 911 GT3 Cup é obtido a partir do GT3 vendido ao público, com poucas diferenças. O motor recebe uma pequena preparação que faz a potência subir de 381 para 390 cv. Forração e acabamento internos são eliminados para dar lugar a banco especial de competição, estrutura de segurança e equipamentos especiais de corrida, como extintor de incêndio, instrumentos especiais e chave geral. Suspensões e freios também são alterados para dar ao carro um comportamento

mais adequado para a pista. Os pneus são slick de competição, fabricados pela Yokohama.

Além de rápido e agradável de pilotar, o Porsche 911 GT3 Cup é muito resistente. Em mais de dez anos de realização da Porsche Supercup, o índice de falhas mecânicas é historicamente muito baixo. No Brasil, a resistência do GT3 Cup foi colocada à prova na Mil Milhas Brasileiras: foram mais de 11 horas de corrida sem que o carro apresentasse qualquer problema.

Todos os carros participantes ficarão aos cuidados de Dener Pires, diretor do Centro Técnico da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. “É uma maneira de assegurar igualdade de preparação para todos os competidores”, explica Dener. “Além disso, o piloto não terá qualquer preocupação com a preparação dos automóveis. Ele precisará apenas chegar ao autódromo e correr.”

Roberto Keller, responsável pela promoção da GT3 Cup Challenge Brasil, destaca ainda que as únicas regulagens que o piloto poderá alterar são a pressão dos pneus e o ângulo da asa traseira. “Os pilotos correrão em igualdade de condições, valorizando a habilidade e a técnica de cada um.”

A organização do GT3 Cup Challenge Brasil tem apoio da Porsche AG, por meio da divisão Motorsport. Nesta primeira edição, está prevista a realização de 12 corridas, que ocorrerão em seis eventos (duas provas com 30 minutos de duração em cada um). Todas as etapas serão disputadas no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, com treinos às sextas-feiras e corridas aos sábados (uma antes de meio-dia, outra depois). Em cada corrida, os pontos são atribuídos na seguinte escala: 20, 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente do vencedor ao 15º colocado.

GT3 Cup Challenge Brasil – Calendário 2005

1ª e 2ª etapas: 16 de abril

3ª e 4ª etapas: 7 de maio

5ª e 6ª etapas: 28 de maio

7ª e 8ª etapas: 11 de junho

9ª e 10ª etapas: 23 de julho

11ª e 12ª etapas: 5 de novembro

Todas as corridas serão disputadas no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo-SP.